2006-06-28

acta para violino

(fotografia de mário galante)
*
*

Inicia-se a viagem nas sombras no momento da estagnação dos mochos no ombro da manhã. O frio virá sobre a cidade como um manto de pó cremado. Deitarão o meu corpo numa cama de linho com o monograma bordado a pérolas. A colina que hei-de subir é um jardim onde o ritual das flores murchará no sétimo dia. Cumprirei o meu sonho de cavalo alado que foge para o campo de feno. Todos serão cúmplices do adejar inútil do meu fado. A minha filha há-de ser menstruada pela remissão da minha culpa. O castigo do sangue será leve diante da matança dos bichos da terra.

Quando aqui chegardes sabereis como estáveis enganados. As palavras que escrevereis tranquilizarão as vossas consciências. Direis: Aqui jaz uma mulher que amamos. Dai-lhe Senhor o eterno descanso e seja feita a paz na sua alma. Como vos enganais. Morrerei apenas quando os bichos cobrirem o meu corpo. Aprenderei então o significado do verbo comer. Os homens irão sobre o mundo indiferentes a este acto selvagem. Comungarão no pão e no vinho a absolvição dos meus pecados. Derrubarão árvores e florestas inteiras na esperança de um milagre. Mas os peixes do meu aquário não se multiplicarão. A minha filha há-de ler esta carta quando o cheiro dos móveis envelhecer. Será no princípio da mulher que a falsidade corta o cordão umbilical.

*
segunda parte de (ensaio sobre) a ruína

*

escrevo essencialmente porque é afrodisíaco

*

to the gatekeeper

*

acrescento excerto do comentário da marilena que adorei, obrigada e um grande beijinho para si

"Estes dois ensaios sobre a ruína compõem uma prosa com uma arquitetura de metáforas tão poéticas que encantam e levantam defuntos"

39 comentários:

isabel mendes ferreira disse...

e eu leio-Te para me alimentar.



de leite e sangue e vento e água.

_________________tua filha teus filhos teus frutos teus parágrafos. teus leitores. sedentos. ficarão umbilicalment ligados a ti.


excelente.
não como sempre.....Melhor....em crescendo. sim. como sempre.


b e i j o

Nilson Barcelli disse...

Este teu ensaio (I e II) sobre a ruína é fabuloso.
Tens uma prosa essencialmente poética, principalmente neste texto, o que te abre facilmente perspectivas de poemas de qualidade.
Mas tens uma faceta não menos interessante, que se me revela também neste ensaio, que é a tua "costela natural" para o conto.
Resumindo, podes avançar à vontade por estas 2 avenidas. E pensar, a médio prazo, em romance.
Vai escrevendo, porque o caminho faz-se caminhando, e, quando isso se torna afrodisíaco como afirmas ser o teu caso, isso será motivo para dizer que com um tiro matas sempre, pelo menos, 2 coelhos.

Beijinhos.

Claudia disse...

Gosto da tua forma de escrever prosa com sabor de poema...
Gosto da intensidade das tuas palavras e do caminho que percorrem.

Beijo

Sílvio Mendes disse...

eu nem sei por que gosto, se é do gosto que me arrepio, se é por não saber, se por saberes fazer sentir tanto, tudo, tanto.
encontrei-te. porque (como?) me encontratse, encontrei-te. Às vezes coincidências com tanto açucar.
**

Misantrofiado disse...

...continuaste, tanto quanto eu o adivinhava.
Gosto de violinos, adoro-lhes o drama e a crueldade requintada exposta através dos paralelismos da verdade.

amigona avó e a neta princesa disse...

Parabéns, querida amiga... um beijo...

MCorreia disse...

Continua Alice...este ensaio está a ficar fantástico!

Obrigada pelo teu apoio.

Beijinhos,

Mónica

porfirio disse...

boa noite alice
e é mesmo boa pois
acabei de ler
a
:missiva máxima de comunhão:

e que me cubra algum dia
toda a terra
pois o apodrecimento mineral
será talvez para o homem
um parir transbordante e silencioso
a suprir lacuna biológica
.

bjo
e
até amanhã!

Verena Sánchez Doering disse...

no inicies ningun viaje a las sombras...son oscuras, heladas y solitarias
no lo hagas, estan traen recuerdos que duelen, y no mereces recuerdos tristes
mereces muchas alegrias y una bella vida porque tienes un alma muy linda
gracias por sacar el mail, no me ofendo para nada te encuentro toda la razon
ya esta todo mas tranquilo, yo lo se, son momentos que se tienen en la vida, asi que no sientas pena
las palabras muchas ofenden...pero las palabras se van al aire
el corazon de los hombres a veces cuenta llegar a ellos, ellos piensan mas con la cabeza, son mas cerebrales, pero tienen su lado lindo, bueno y encantador
tomalo como un mal momento nada mas

y ahora a sonreir, no sientas pena, dolor
tomalo como un mal momento
las oportunidades se dan siempre
lo malo se olvida
deja lo lindo
asi que a seguir sin pena y nostalgia
y me alegra mucho tu confianza que depositaste en mi
mi mano amiga esta
asi que a olvidar si algo sucedio, los hombres...son bellos pero a veces tiene momentos
amiga, quiero que te sientas bien y a seguir como que nada sucedio y sin saudade como ustedes dicen
ya sabes aqui estoy
mi abrazo para ti y mi cariño
lo que hoy dejas bello, pero triste y melancolico
quiero sentir en ti la alegria
mil besitos y mi abrazo grande
mil sonrisas



besos y sueños

Verena Sánchez Doering disse...

mi bella amiga
no tienes falta de sensibilidad
tienes un corazon grande que das amor al mundo
lo importante que tu te sientas bien
yo escribo...escribo lo que dejo danzando mi alma y se extraña, pero hay momentos que la nostalgia llega y se queda
quizas son estos dias de invierno que hacen doler un poquito el alma
gracias por tus bellas palabras y solo quiero que sientas que mereces todo lo que sueñas
asi que a soñar y volar con la vida mi bella alice
mil besos y mil sueños


mi cariño grande

pexeseco disse...

Leio os teus textos assim como bebo um Bom vinho que saboreio até até há ultima gota...Magnifico!
E agora vou por-me na Alheta pois vou de Vacances p´ra Terra da Sangria...Adios!
Beijos!

Vanda disse...

Li, aqui é a terceira tentativa :)

Sobes pelo caminho que sempre foi teu.

Ler-te é subir contigo e ficar contigo nos linhos da memoria.

Tu te multiplicarás.

Acredita :))

Gostei muito, Li.

um beijinho de bom dia contente por assim te saber!

Van

isabel mendes ferreira disse...

bom dia


MILAGRE feito escrita Mulher!!!!!!!!



(para a semana virá o castigo)

no entretanto ------ admiro-te!

Rui disse...

E ele disse-lhe: Não procures absolvição. Procura viver..
E ela teve vontade de sorrir.

Anónimo disse...

dizes que escreves porque é afrodisíaco; digo que te leio, porque é imprescindível... 1 beijo

Anónimo disse...

Para não ficar afogado nestas palavras lanço mão de uma qualquer bóia salvadora. Olha, levanta-me esta música:Strength of Strings, This Mortal coil.
Nem a propósito......
Bjs

Anónimo disse...

A sensação que tenho é que a cada escrito seu tu avança um portão, rompe uma barreira, sempre acho algo novo, maneira nova de se olhar...
Poetico, docemente amargo, deixa um rastro na lembrança, quando se encontra um ponto final a vontade é voltar, e reler e reler e reler ate a mente se inebriar...

Lindo e perfeito como tu.

Otima tarde...

:***

inBluesY disse...

um beijo feliz

porque é assim que fico com este sorriso

ah

e violinos alice violinos ... adoro

Manuel Veiga disse...

texto de uma lucidez "negra" que filio em Kafka. gostei

Anónimo disse...

Um dia juntamos duas mãos; duas canetas; muitas palavras e musicas, altas, bem altas para explodir, em cores, em sons, em rituais milenares (secretos) este marasmo que nos circunda.

E para uma Jóia (tu) deixo "the Jeweler". Limpa as cinzas, e brilha nessa luz que te rompe os olhos.
Bjs

Anónimo disse...

Mergulhaste no meu beijo...
Toque de seda...magia...
Bebeste na minha pele...
A dança no voo de desejo
Fêmea em ti saciada...
Ofereço meu mar de mel.

Anónimo disse...

Alice,

é bom demais, imprescindível, diria, para quem tem a sede e a fome de poesia que eu tenho, vir ler seus posts.

Estes dois ensaios sobre a ruína compõem uma prosa com uma arquitetura de metáforas tão poéticas que encantam e levantam defuntos.

Não é possível passar imune à sua palavra.

Não é possível não estremecer diante de uma incursão tão profunda nos próprios sentimentos quando eles são tocados por frases como essas, por exemplo: "Deitarão o meu corpo numa cama de linho com o monograma bordado a pérolas. A colina que hei-de subir é um jardim onde o ritual das flores murchará no sétimo dia. Cumprirei o meu sonho de cavalo alado que foge para o campo de feno. Todos serão cúmplices do adejar inútil do meu fado. A minha filha há-de ser menstruada pela remissão da minha culpa."

É menina, sua escrita é grande demais e é um enorme prazer e privilégio ter a sorte de tê-la encontrado nesse mundão da net.

Beijos.

Marilena

Nilson Barcelli disse...

A Marilena é, para além de uma boa escritora, uma excelente leitora.
Comentários como este, inteiramente merecido, deve ser emoldurado para te recordares que podes escrever sempre muito bem.

Beijinhos.

Luthien Numenesse disse...

Alice,

A tua sensibilidade nas palavras é inspiradora :) Continua com este fabuloso texto, o qual bebi solenemente cada frase.

Já agora permite-me linkar o teu blog no Undomiel :)

Beijinhos de Luz,

Herenya Na!

Janelas da Alma disse...

Aplausos para a Marilena, porque soube dizer-te a verdade com uma simplicidade e exactidão deslumbrante!...
Minha querida Alice,
Tu és a mulher que fazes desmoronar as ruínas
das formas de sentir o mundo...
Em cada novo passo que dás,
nesta tua prosa líquida,
mostras as habilidades do vôo
que só tu e as águias conhecem...
Ler as tuas palavras já não é suficiente...
Tenho de dormir com elas embrulhadas na alma.
Começei a desenhá-las, porque as sinto mais perto de mim, assim.
Desconhecia que se podia respirar o que tu escreves,
e tu ensinaste-me a matar a sede nas tuas linhas...
Beijinhos para ti, do coração,

Nuno

lena disse...

Alice li hoje ensaio I e II sobre a ruína

que posso eu dizer de tão excelente forma poética

têm muita força e tanta intensidade as palavras que brotam da tua escrita,

ler-te e saciar a sede e a fome que se tem do que é excelente

continua, fico a ler-te e a reler-te sem me cansar

encantas-me

o meu beijo para ti menina linda

lena

Ana Luar disse...

Tão belo, que algo que eu diga será apenas uma gota perto da imensidão do mar das tuas palavras.

Luna disse...

vim te deixar um beijinho de boa noite,
e fiquei extasiada com o que escreves-te

nunocavaco disse...

Não querendo ser repetitivo, uma vez que os comentários fazem juz ao post, apenas escrevo que gostei.

Verena Sánchez Doering disse...

Gracias por sentir que nunca se agotan los poemas, la verdad que son mis sentimientos y escribo lo que mi alma siente
Un corazón gritando…una soledad y una ausencia
Pero ya sin dolor, el dolor esta para lograr dar paz a los que la necesitan y este mundo la necesita mucho

Sabes algo, no sufras, no cambiaras el mundo y las personas
Pero luego de un tiempo se dará cuenta que las palabras también hieren
Yo solo ayude a dar una paso….el resto lo hará el

No busques mas porque, no sufras por querer cambiar las personas que no quieren cambiara
nada de lo tuyo puede ser mal interpretado, eres buena de alma
no siempre lograremos dar luz, no siempre nuestra mano amiga ayudara, tomalo asi, deja que el tiempo haga ver el error

y no tengas ningun temor

De todo lo que haces y como lo haces eres una bella persona
Y con paciencia y perseverancia lograras que esa persona logre derrotar las dudas
Pero no apures nada

en la vida hay que tener paciencia, con el que se equivoca, con el que no escucha, con el que le cuesta entender
y tu tienes esa capacidad de dar
asi que no apures nada
deja que el tiempo haga las cosas tan especiales como las hace

y gracias por tu compañia y por confiar en mi
un abrazo muy grande y que sea un bello viernes, mil besitos


besos y sueños

Lord Poseidon disse...

Absorvo cada palavra que neste teu complexo mundo de subjectivada.

Beijos de Sal

Anónimo disse...

Ola...

Sabe que acabei esquecendo de dizer que a imagem é perfeita, linda demais e Vanessa Mae... sem comentarios... fabuloso ^^

:***

Maresi@ disse...

Profundo Alice...e fico sem palavras...(tb nao as posso gastar todas ne? e depois logo de que falaríamos?...)
Beijo
Maresi@

Anónimo disse...

Leio, releio e volte a ler...tenho a sensação que cada vez que o faço capto novos significados, novas mensagens. Soberba a tua escrita.
Beijinhos e um bom fim de semana.

Joaquim Amândio Santos disse...

"
nem sete palmos de terra serão suficientes para abafar as cordas vocais do violino!
na ladaínha cerimonial deste enterro serão executadas todas as ânsias profanas de um desejo sem remissão.
os pecados não precisam de perdão pois são sempre paridos convictamente na devoção ao querer!
"

Um texto ímpar Alice.

Licínia Quitério disse...

É tão bom poder assistir à afirmação e desenvolvimento do teu caminho literário. Por aí irás, Alice. Bate as asas com força! Pudesse eu dar-te vento...

P.S. Conheces "Bastardia" da Hélia Correia? Cá por coisas...

Beijinho cor-de-rosa.
Licínia

Anónimo disse...

Saiba Alice, que a leitura de seus escritos, também é afrodisiaca. Sabe, quando a gente já provou? e continua... Querendo mais? Pois é, assim mesmo, querida amiga. Abraço,
Diovvani.

Fragmentos Betty Martins disse...

Querida Alice

Como se Deus tocasse os seus “grandes êxitos”

Seguindo o caminho pela mão da tua
escrita – no mais profundo dos espelhos -
os teus dedos contêm fragmentos
que se alinham no próprio corpo - dentro e fora
abre-se a grande lezíria do silêncio
de um retrato revelado
enquanto presença de todas as penumbras
em realidades insuspeitadas

Um grande beijo - e toda a minha ADMIRAÇÃO

BomFsemana

Alberto Oliveira disse...

nunca tal tinha experimentado
cortar o cordão umbilical assim
logo pela manhã, sem o pequeno almoço tomado;
pousei a tesoura sobre o ensaguentado lençol
e corri para bem dentro de mim
querendo expulsar tão grande logro.
aos meus ouvidos soou a dança do fogo.

« Está a ver as marcas?! Foi desse modo que me queimei gravemente. Nunca mais peguei numa tesoura em chamas... »