2006-09-14

o horizonte




o mar
esse oceano de algas verdes
essa abundância de ondas
de encontro às rochas
descasseadas de búzios
e pequenas conchas
esses peixes multicolores
essas areias pisadas
essas pedras brilhantes
e esse pôr do sol
longínquo
no horizonte
essas águias que
sobrevoam essas águas
os pássaros que chilreiam
fazendo um coro de vozes
um grupo de crianças
entretém-se a jogar à bola
uma menina constrói
um castelo de areia molhada
o fim da tarde sereno
numa praia em que o sol
se põe para além do mar
um horizonte calmo e fresco

*

copiado do meu bloco do 6.º ano de escolaridade
como é que eu aos 12 anos sabia o significado de "descasseadas"?

*

(fotografia de sílvia antunes)

8 comentários:

Anónimo disse...

No minimo curioso, hoje escrevi isto:

"Não sou mãe , mas tenho uma grande amiga de 9 anos , e gostava que ela fosse uma pessoa cada vez maior

que eu crescesse com ela e a ajudasse a crescer comigo.

Gostava de a ver assim, de mãos dadas com outras crianças, olhando o mundo, escutando as ondas ,

aprendendo a vida com os pés molhados , à beira mar."

E quando chego ao teu espaço, que não me canso nunca de visitar, encontro este post.
Acredita que foi um momento especial...

Um beijo

Isabel

kikas disse...

Bom escrevendo assim aos 12 anos, so podrias escrever como escreves agora, maravilhosamente bem e algo que nos faz pensar.
Parabens minha querida, aos 12 ja prometias ;)

Vanda disse...

Há criancas que nascem de palavras.

Pode ser o teu caso :))

Lindo!!!! :))

Um beijo à miuda gira que já eras aos 12 anos de idade! ;))

Anónimo disse...

Quanto mais aprendemos, menos sabemos. Quanto mais crescemos, mais encolhemos. Quanto mais adultos, mais burros...
Não sou nem quero ser Peter Pan, mas acho que se conseguíssemos guardar algumas coisas de criança, seria muito bom.

ps.: eu intuí o sentido de "descasseadas", mas não sei o que significa. Nem achei ao dicionário.

paulo disse...

O mar ontem estava cinzento e corria baixinho, em ondas consecutivas, como se estivesse a ralhar com a areia. Um tipo cabeludo de puxo fazia uma espécie de capoeira para a namorada, que estava sentada a olhar para ele e para o mar. Por trás de mim dois velhinhos aquecendo os ossos pela marginal ( estava frio ); as nuvens por trás um céu azul metálico pela frente, um cheiro forte de maresia, sal areia, água sol. Parti descasseado ( palavra que aprendi a amar hoje ). Xi.

Anónimo disse...

Sabe bem voltar á simplicidade da nossa infância..para descobrir que ,já aí, eramos nós (eu também o descobri!).
Volta, volta muitas vezes e verás a riqueza que carregas (hoje) contigo...
bjs

Delfim Peixoto disse...

gostei do "desasseados"...
e do resto tbm....
bjs ternos

Vanda disse...

Li querida,

passo apenas para te desejar um bom fim de semana.

Com tudo a que tens direito.

Tudo, por assim dizer ;)

Van