2006-06-19

verbo diáfano

(fotografia de phil wilde)
*
*


acreditar na luz. perceber-lhe a cara em cada aresta virgem.

venerá-la. ajoelhar os olhos e receber a benção. juntar as mãos.

cruzar os dedos. escurecer a mente. esvaziá-la. dialogar com o vácuo.

em prostração. em declínio físico. deixar de ser. não pensar.

por um instante a sombra do altíssimo. o longe perto. tocar-lhe.

solarizar a pele. o limiar do rosto. o contorno da culpa. desviar o medo.

por ali, senhor. por onde? siga pela verdade sempre em frente.

então, não tenho de virar? se virar, mente. e depois? pedir perdão.

tomá-lo na língua. por um momento o céu da boca puro. a vergonha

extinta. agradecer. curvar o corpo em útero.

o colo ser a cabeça da serpente. o sangue um animal sem dono.

enganar a coragem. como? acreditando.

*
deus é um poema na boca dos fiéis

*

dedico este post ao querido amigo bill, cujo blog celebra hoje o seu primeiro ano de vida, muitos parabéns e um grande beijinho

*
por motivos alheios à minha vontade, estou desde sábado passado sem acesso ao mail, pelo que apresento aqui um pedido de desculpas a todos aqueles que porventura tenham enviado mensagens que não posso ler nem responder. para qualquer assunto, favor contactar comigo via blog, porque leio as mensagens publicadas nas caixas de comentários através do template. grata pela vossa compreensão, agradeço a todos. beijinhos.

34 comentários:

paulo disse...

Olá Alice. Com uma cruz assim eu era católico devoto. Tenho andado fora de onda, sem paciência para cozinhar palavras, quanto mais comentar as dos outros. Estou assim meio...meio. Xi, e gostei muito, do texto, da imagem, do grafismo. Gosto sempre, aliás.

lena disse...

Alice de novo encantada com o que escreves, é dificil dizer o que se sente, pois gosto da força que das tuas palavras brotam

o veneno húmido dos sonhos, onde a serpente sem medos devora as escamas da primavera.
deixa-nos e vem estender-se entre os meus dedos.
espessa aventura que lhe toca o corpo.
mancha um rosto de salitre. controi-se em espamos metalizados sem medos

um beijo meu

lena

Anónimo disse...

santa e bela heresia. os contornos de deus-cristo-homem nas mãos da beleza de uma mulher que escreve com a mente e corpo. nada de pedir desculpas pelos atrasos de "mail". também estou com problemas de servidor e do meu sistema. tudo de bom e uma belíssima e serena noite.

Luna disse...

lindo como sempre, as fotos, as misturas das palavras dás uma forma unica ao teu cantinho
beijinhos

Misantrofiado disse...

São 23:16. Acabei de escrever algo... como sempre, acabando para recomeçar e... recomeçando faz-me sempre lembrar (de a ti vir)

porfirio disse...

boa noite alice

:
em ti acredito
e me
prostro
a essa ousadia
de florires
chutando os espinhos
à coroa

bjo "irmã"
e
dorme bem

GNM disse...

Querida Alice,

Muito obrigado pelo destaque...
És sempre muito amável!

Continua a sorrir!

Anónimo disse...

Forma mágica da mulher pulsando com suas palavras fortes, emergindo do fundo da alma.
Mostra de forma poética a verdade que grita na tela...
Moça... Sempre lhe digo que me deixas tonto... Sempre e sonhar...

E hoje nem sei como agradecer seu carinho doce anjo, um post pra mim...
Emocionado e muito feliz, "Realidade Torta" Es onde pude encontra-te e descobrir a maravilha da tua escrita.
Só por isso já valeu esse tempo todo, esse corre corre, só de ter tido a chance de conhecer alguém especial como tu dona moça.

Muito agradecido, obrigado mesmo pelas palavras sempre doces... Das quais nem sei como agradecer...

Para tu:

"haverá sempre um poema inacabado
apedrejando minha memória
nas claras noites
que você abriu
no escuro do meu peito"
{Eliane Malpighi}

Linda noite anjo azul de alem mar, linda noite.

Beijos.

:**********************

Lord Poseidon disse...

Sagrado feminino.
“Acreditar na luz em prostração, culpa, perdão, agradecer.”

Beijos de Sal

lince disse...

Mais um belo texto complementado com uma não menos bela imagem.
Bjs de boa noite.
Lince

poca disse...

sim Deus é poesia....
e a mensagem é bonita...

beijinhos e boa noite

Janelas da Alma disse...

Querida Alice,

Cada vez que te leio, viajo num turbilhão impossível de conter...
Um pouco como comprar 25 bilhetes para as montanhas russas dos sentimentos, e não parar de andar nelas, nem por um minuto, até acabarem os bilhetes, ou acabar o dia e termos de ir dormir outra vez, como agora...
Beijinhos,

Nuno

kikas disse...

Nina como sempre um belo texto. Forte, potente e com uma junçao de palavras como so tu as fazes.
Por aqui te mando a minha saudadita.
Bj

Vasco Pontes disse...

Bom poema, de poeta, poetiza :)
...é capaz de ter muito do mesmo poema,mas, neste, tenho a certeza de que, se diz ainda a mesma coisa, algo acrescenta também:)
Beijos

Andre_Ferreira disse...

É engraçado que no principio do teu poema lembrei-me de Ryokan e a sua poesia zen e depois ao longo do texto lembrei-me da religião cristã tocada pelo paganismo!!! Deus é um poema na tua boca

Joaquim Amândio Santos disse...

sibilina a palavra do Senhor das Palavras, quando entoada por uma discípula tão firme quanto doce na devoção!

Vanda disse...

Fooogo! Sagrado, se assim o entenderes, sentires, mas as tuas palavras são fogo!

que queres? é assim que te leio, é assim que sinto que escreves, em fogo!

Um beijo (agora de boa tarde)

Van

Anónimo disse...

Belo, muito belo . Bjs
O Solidão responde-me numa dura e final sentença...

Rui disse...

Abro a janela e deixo-a entrar. Sentamo-nos à mesa para um chá de cores e de palavras que, ainda que não ditas, são sentidas.

Fragmentos Betty Martins disse...

Querida Alice

(Saboreando) - ainda...

Penetrar o corpo,
deflorar um desejo
incendiar as veias
rasgar a alma
como se lençóis... fossem

o “sagrado”
cai
em forma de chuva
dos corpos
em entrega [pro]Funda...

Beijinhos

Vanda disse...

;) era uma vez uma rapariga alegre, expontanea e sonhadora de 20 anos que não gostava de viver sozinha com a mãe. Aquilo era uma tragedia. Qualquer coisa era um drama. Mas deixar a mãe viuva, sozinha, nem lhe passava pela cabeça. Como ja namorava desde os 16 com o mesmo rapaz, aceitou casar-se com ele (1980).

A pilula dos anos 70 era demasiado forte. Não se dava bem. Experimentou outros métodos ;) graças aos cones vaginais nasceu a primeira filha, em 81...graças à espuma vaginal, nasceu a segunda filha em 82 ;))

A partir daí, como deves calcular, foi pilula na sopa e sopa todos os dias :)

e que se "lixassem"os efeitos secundários! :)

A filha mais velha, saiu de casa aos 18 para ir viver para o Algarve com o namorado...e ao segundo mês, ficou gravida...quando a neta nasceu, prematuramente em todos os sentidos, a mãe tinha 19 e a avó, ainda 40, embora um mes depois fizesse 41 :)

Quando fui a uma florista nesse dia comprar um pé de orquideas para oferecer a m/filha e comentei que tinha sido avó meia hora atrás, a senhora das flores, com maus modos, perguntou-me se eu estava a gozar com ela ;))

Para te ser sincera, o ser avó para mim também era estranho, sentia-me mãe, demasiado mãe e demasiado nova para ser avó :)

Felizmente a menopausa tambem chegou antes de tempo e as hormonas acalmaram ;))))

Quer dizer ;)) nem sempre e nem para tudo ;))))


E pronto, aqui tens uma "irmã virtual", que é: avó, menopausica, bué de maluca, bue de impulsiva, bue de sonhadora, bue de tudo, quanto foi sempre :))

E sem complexos :)

Sempre senti que tinha nascido antes do "meu tempo" quem sabe, seja isso :)

Anónimo disse...

Sabes, Amiga,
As tuas imagens são de uma crueldade pura... não sei se te estás a magoar, de propósito, ou se no conjunto imagen/texto te tentas libertar de alguma coisa que aionda não compreendi.
O que escreves, as imagens que escolhes fazem doer...
Talvez a razão se encontre no fundo desses olhos que evitas cruzar coim os meus.
Um abraço

JPD disse...

Olá!

Acho o teu blog muito interessante.
Porém -- longe de mim qualquer motivação religiosa -- não me parece bem a ilustração: umã mulher cruxificada? Daquela maneira, com uma corpo tão cuidado, sujeita a uma violencia tão atróz? Nah! Não concordo nada.
Bjs

Anónimo disse...

Alice, não me atreverei a tecer comentários porque ainda estou em estado de prostração com o poema.

Medusa Azul (Zuli) disse...

outro ah!!!

escreves de forma soberba. mas já te tinham dito, acho eu... ;)

MCorreia disse...

Uma luz intensa esta forma distinta de escrever a tua.

Gostei muito e obrigada pelas tuas palavras no meu blog...

Beijinhos,

Mónica

Verena Sánchez Doering disse...

que hermoso espacio tienes aqui
tienes la magia en versos y estos danzan
gracias por tus bellos saludos, si Klatuu es un bello amigo
ya estoy mejor y gracias por tener tu compañia
la vida me ha regalado mil cosas bellas, y tambien me pide, pero hoy me abrazo como nunca a la vida y me envuelvo en ella
te dejo mi cariño y muchas gracias por tus bellas palabras
mi mano amiga y un abrazo muy grande
mil besos y mil gracias


besos y sueños

no te disculpes por el español, entiendo el portugues y encuentro que es el idioma mas bello para mi, es el idioma del amor
un abrazo

Carla disse...

O brilho da escrita, atráves da cor do teu olhar...

Beijos

Anónimo disse...

Alice, como não consegui postar um comentário no post certo, eu posto aqui mesmo!
Achei muito bacana o post acima, em que você reúne os fragmentosdos seus amigos, um pouco do carinho de cada um por você.
Apesar da distância espacial, o carinho é verdadeiro. Venho aqui sempre e gosto de ler suas linhas, porque sempre encontro algum tipo de conexão com aquilo que muitas vezes tenho vontade de dizer.
Espero um dia te ver publicando e transformando este espaço no cheiro bom das páginas dos livros.
Beijos, querida.
Obrigada pela homenagem,
Jana

Maresi@ disse...

Alice... pois ca cheguei eu para comentar o teu post mas.... fiquei sem palavras, essa ja foram todas ditas aqui...deixo apenas um beijo cheio de carinho
Maresi@

Alberto Oliveira disse...

Impedida de exercer o ministério do culto religioso (o machismo tem aquartelamento também na santa madre igreja) à mulher, a quem se pedem muitos sacrifícios e a expiação de terríveis pecados, só resta mesmo auto-cruxificar-se... Pode ser que a santa sé se envergonhe.


beijos muitos.

Micas disse...

A tua poética é sublime Alice.
Não te conheço pessoalmente mas posso afirmar que és uma pessoa muito bonita, porque o sinto.

Bem Hajas

Beijinho grande

Verena Sánchez Doering disse...

gracias por tus belo saludos saludos en Sucesos
y por ese paseo en todos esos espacios que tengo
no te preocupes por el idioma, te entiendo lo que me dices
gracias por tu compañia
te dejo un abrazo muy grande y que mañana sea un bello dia
mil besos



besos y sueños

Verena Sánchez Doering disse...

uiii que linda eres por tus saludos en Escuridao, muchas gracias
tu compañia se siente bien, te dejo mi abrazo grande y que sea un bello dia
si, siempre me despido con besos y sueños
sueños para que nunca se acaben y los besos son de cariño y amistad
un abrazo de oso....grande


besos y sueños