2006-05-13

segunda parte de "vidas vazias"



o padre cláudio acabara de fechar a igreja
todos os pecados se haviam expiado dentro de portas
no confessionário apenas jaziam lamentações incómodas
o sino anunciou a batelada mágica do dia a nascer
e logo as mãos dele recolheram o terço para o interior das calças
não haviam almas àquela hora
o padre seguiu pelas mesmas vielas que antes o conduziam ao descanso
cruzou-se com os mesmos gatos
e não havia denúncia alguma nos seus olhos vadios
estugou o passo quando pressentiu o mistério
os dedos tremiam-lhe mal contendo o molho de chaves
perdeu o juízo quando caíram ao chão
não usava óculos
a roupa pesava-lhe quando se deteu a procurá-las
e os paralelos tinham mais ranhuras que o medo que sentia
ouvia os fantasmas
as vozes que o ar cuspia à sua volta
as penitências mal curadas a zumbir nas fendas a seus pés
e um choro
um prenúncio benigno
ergueu-se em pânico
agarrou o rosário e beijou a cruz
começou a rezar
deu por si a ouvir a sua própria inutilidade
falava cada vez mais alto
e cada vez mais se apoderava de si a verdade
e o choro nítido que estalava o silêncio próximo
o barulho líquido que assolava as primeiras horas


*

(quadro de frida kahlo)

19 comentários:

isabel mendes ferreira disse...

Tu só podes ser um prenúncio benigno.....

nenhuma fenda nenhum trovão...


sorri....princesa.
e continua assim....!



beijo.Te.

lena disse...

que se passa menina linda, li o teu comentário na minha cabana e fiquei preocupada, será que se te der a mão ela te dará força? eu acredito que sim

o dia esteve lindo, um raio de sol brilhou especialmente para ti, a noite será suave com a tua estrelinha a brilhar

vamos, toma a minha mão, quero sentir-te a sorrir

estou a adorar ler-te, neste teu cantinho onde as palavras se amam, quero mais e voi ficar à espera

beijos para ti e um abraço com ternura

lena

Anónimo disse...

talvez, nem tem nada a ver... mas me lembrei de uma frase que muito ouvi na minha infância, repetidas vezes de uma mesma pessoa: "não há nada pior do que deus ou o diabo na morada de um padre". bj e bom final de semana

Anónimo disse...

Belo espaço, com imagens muito bem escolhidas e textos de alguém que se mantém sempre igual a si própria, coma força que lhe é característica. Adorei andar por aqui. Tudo de bom.

Anónimo disse...

Muito, muito bom mesmo, minha amiga.

:)

BFS

Bjinhos

lena disse...

vim desejar-te um dia lindo, sem sombras e apertar a tua mão

um raio solar continua a brilhar especiamente para ti

beijinhos muitos e um abraço de ternura

lena

Anónimo disse...

É muito sui-generis a tua escrita. Não sei que prenuncio aqui me trouxe, mas maligno de certeza que não é. Como não sei de que verdades falas, cá voltarei. Quem sabe não encontro também a verdade que procuro. Gostei da forma como amas as palavras. Um beijo.

Alberto Oliveira disse...

Sara não queria acreditar no que os seus olhos viam! Afinal uma igreja salvara-se do fogo; intacta, que até os sinos dobravam... ou triplicavam... Pediu com todas as forças do seu corpo que o seu desespero fosse ouvido. À medida que se ia aproximando da igreja, já se imaginava ao lado de um sacerdote compreensivo para com os dramas da humanidade, da incompreensão do homem diante da perenidade da vida, e dos pecados cometidos nas barbas do criador criador. Sara apenas precisava de ser absolvida do pecado da carne. A poucos passos do templo caiu em si; apenas a frontaria estava de pé. Ou talvez aquilo nem fosse real. Depois é que reparou num enorme cartaz onde se lia "Local de filmagens da película O Crime do Padre Amaro. Acesso permitido apenas a pessoas do staff."

... "o barulho líquido que assolava as primeiras horas" inundou-lhe os ouvidos...


beijos muitos.

Alexandre o Grande disse...

Olá Licinha!
Parabéns pelo programa!
Não estás a falar do Padre Amaro pois não?

Beijos.

Vanda disse...

de gatos noites e verdades.

Fico até ao fim.

Um beijinho terno e um dia bom, para ti!

Van

Sofia disse...

perdições de um padre.....

um beijo grande amiga

diovvani mendonça disse...

Passo apenas, neste instante, para dar-lhe BOM DIA. É isto amiga Alice, você e Janaina, são minhas musas-poéticas, ok? Abraço n´alma,
Diovvani.

alice disse...

querido legível,

o teu comentário merece-me uma resposta especial...

no meu post, quando me refiro ao choro, ao prenúncio benigno e ao barulho líquido que assolava as primeiras horas, refiro-me ao parto, ao choro do bebé, o filho de sara...

apesar de descontextualizado, o teu comentário é único entre os demais e agradeço sempre as tuas intervenções

bem hajas pela tua imaginação

um grande beijinho,

alice

Alberto Oliveira disse...

Alice:

Os comentários que aqui deixo, naturalmente que estão descontextualizados de qualquer post que escrevas. Limito-me a pegar num fio da escrita que teces e a partir daí... é o que sair. Apesar de tudo, procuro fazê-lo com algum cuidado para não minimizar os teus textos e por isso mesmo recriando estórias paralelas mas... diferentes. E irónicas.
É com imenso gosto que o faço e creio que esta é uma forma possível de diálogo (assim exista a percepção de quem está do outro lado) e que começo a ver explicitada em alguns blogs. Temos amigos comuns que praticam muito bem esta interacção.
Admiro imenso o que escreves. E isso também contribui para tal.

um beijinho grande e amigo.

inBluesY disse...

engraçado Alice, desde ontem que por aqui entro sento levanto e saiu, bem sei q esta sinusite perturba demasiado, mas em verdade apenas comento o que penso entender, e só agora com a Vossa troca de comentários Te entendi ...

Um BJ

como sempre com muito gosto pelo que nos proporcionas :)

Anónimo disse...

Ainda ouço o sino tocando... Fazendo o novo dia nascer...
Lindo demais, poesia para alma, comi as palavras devorando os sentidos para minha alma...

Voltarei sempre aqui para matar essa fome que tu criou, lindo demais seu blog.

Ate breve.

bem hajam ;)

:*

Paixão disse...

Olá querida:)

Este fim de semana foi calminho.
Nada de festas com finais excitantes, mas ainda assim foi agradável.

Beijocas
Boa semana

Anónimo disse...

Ola Alice,

Voltei para lhe dizer que generosa es tu que nos brinda com toda sua poesia, com toda magia aqui encontrada, e o que dizer do presente que deixou para mim, que até agora estou fascinado, "alívio do coração", integralmente foi um alivio para meu coração e minha alma, uma presente que será sempre lembrado.

Tenha uma otima noite =]

:**

Rui disse...

Oiço o chocalhar liquido que se aproxima. Vejo-o através da pele. Vejo a forma de dois lábios que se estendem para mim num sorriso.

Vem aí, está a chegar.