2006-10-02

da inocência



a felicidade custa duzentos pesos. como um mapa. num olho o medo. no outro a esperança. ela estava a comprar cigarrilhas. mais caras que a felicidade. por causa do suplemento. a baunilha. ele estava pendurado na porta da loja. usava calções. encarnados. uma caixa de madeira. pequena. parecia uma caixa de engraxar sapatos. nenhum boião de graxa lá dentro. três garrafas vazias. sujas. mais nada. chamou-a: senhôra. num "ô" arrastado. "senhôora". ela virou-se. ele pediu caramelos. não haviam na loja. só vendiam tabaco. falso. postais azuis. impróprios para oferecer em branco. rum. confiscado no aeroporto. no meio dos olhos dele. o desalento. fechou o do medo. abriu o da esperança. e pediu coca cola. não havia na loja. ali no bar senhôra. o eco do "ô" na compaixão dela. a rua era escura. ela receou o caminho. mas o desalento. e atravessou a rua. mais quatro pares de olhos. cinco putos. cada um para um dedo de uma mão. cinco coca colas. uma para cada um. cinco sorrisos. cinco sóis na escuridão da rua. cinco beijos. tão bonitos. tão puros. cinco braços no ar. a desenhar o adeus. cinco dedos vazios. na outra mão dela.


*

(fotografia de alba luna)

24 comentários:

kikas disse...

Foi uma das tuas histórias? tao carinhosa, só pode ter sido...

Vanda disse...

Como só tu a poderias (d)escrever...


Um sorriso e uma mão aberta.
Para ti, Li.





Voltaste! :)))


Grande.



E eu abraço-te agora que as cordas são palavras sem nós, que as agarrem :) sustenham :) contenham :)

Van

Anónimo disse...

Aqui estão duas mãos abertas para te abraçar. Uma traz a saudade e a outra leva o sorriso. Puro, sempre.

Beijinhos*

Eli disse...

Olá!

Às vezes venho apenas espreitar. Hoje venho também comentar!

Gosto das teclas que se ouvem aqui, mas, o que eu queria dizer, é que li o azul daquele postal impróprio para dar em branco, mas que terá as palavras que quisermos.

A vida é um pouco como o céu azul... mas podemos formar nuvens e formas...

:)

Isabel disse...

Que bom que voltaste...
que bom poder voltar a ler as tuas histórias.
Linda esta... com esse sabor adocicado, pela ternura que magoa, com que só tu a poderias contar.
Tambem já fui feliz a dar felicidade assim... dar a felicidade de um momento. mas como diz Alberto Pimenta a vida são momentos.
E muitos momentos de felicidade é uma vida feliz?
Será?
Eu acho que não.
Um momento só de felicidade pode tornar alguem para sempre feliz...
Talvez...

Estou feliz por teres voltado...
espero ansiosa a tua visita.

Até o meu abraço apertado

Isabel

Joaquim Amândio Santos disse...

"
procurar-te
seria uma ousadia ferida
de um pleonasmo qualquer.
eu em ti
procuro-me.

por onde calcorreas o teu saber
ergue-se a sina
do meu destino.
"

isabel mendes ferreira disse...

a felicidade?????

é um dedo sobre a árvore da vida. apenas.

o teu texto?


cola com ela. a vida.


beijo.

obrigada.

Anónimo disse...

Lindo.

Anónimo disse...

a felicidade custa aquilo que cada um investe nela...
beijos

alberto serra disse...

um beijo enrolado custa muito menos.e também sabe a baunilha.fuma-se como quem lambe
chocolate negro.tens mais para a troca?

--------------- disse...

Como sempre a felicidade encontra-se nas coisas e gestos simples, com que preenchemos um coração reconhecido...:)

Anónimo disse...

Vivas amiga Alice!!! Bom rever suas letras. MontanhosoAbraço.

Aldina Duarte disse...

Da inocência tenho muito mais do que metadeda vida para a reencontrar, se o Picasso tiver razão, é claro!

Até sempre!

Isabel disse...

Bom dia querida alice

És um querida mesmo só tu para te lembrares de justificar a repetição.
Por mim podes repetir 20 vezes desde que continues a visitar-me.

beijos

Isabel

francisco carvalho disse...

Bonito, cinco vezes bonito.
Aliás, uma mão-cheia de emoções para bem guardar na memória.

beijos.

Isabel disse...

Alice
Vem ler um pouco de Ruy Belo, ler de um tempo cheio de inocência.
Foi em Cuba que estiveste, se me é permitido perguntar?
Não se respondas se não quiseres o importante é a beleza do que contaste, o importante é poder ainda oferecer um pouco de felicidade, seja qual for o preço.

Beijo sentido,

Isabel

Rui disse...

Cinco sombras que se afastam mas que nunca nos vão deixar.

Anónimo disse...

Querida Alice, que bom reencontrá-la aqui, com as mãos documentando poesia que nos encanta a alma. Eu ando meio "vazia" e também sem tempo para escrever. Mas voltarei logo. É sempre uma grande alegria reencontrá-la . Beijos.

¦☆¦Jøhη¦☆¦ disse...

Olá minha amiga :)

Deixo-te um grande beijinho e um agradecimento por vir sempre encontrar escritos bonitos aqui ao teu cantinho :)

João

Alisson da Hora disse...

Alice, meu amor!

Não creio que algum dia saia publicado algum livro meu, contudo espero o teu, para já... ´Pois é, nos dias de hoje, até a felicidade tem preço...

beijo-te o teu lindo rosto, e mande-me e-mails contando as novas da Velha Lusitânia...

abraços

a.h.

Fragmentos Betty Martins disse...

Minha querida Alice

"da inocência" de mãos vazias - mas, ter cinco sois na escuridão...

Beijos com carinho

Alberto Oliveira disse...

os dedos que pertencem à mão da minha amiga Alice produzem vocábulos mágicos como felicidade & adeus que abrem e fecham este post cheio de vida no seu interior.

roubo de lá, os cinco beijos e torno a devolvê-los. a ti.

Alberto Legível.

Light disse...

Imcomparavel,como sempre,querida Alice!
Bjs

Anónimo disse...

Que bonito! Alice, envie isso para um jornal