2006-07-05

dedicado ao legível

(fotografia de robert farnham)
*
*
foi então que as árvores respiraram
sustentando a queda dos astros
havia pernas a pisar os ramos
indiferentes à dança das trevas
havia faróis a bailar
por entre as sombras rasas
e cabelos humanos
nos troncos da inveja

*

como explicar o desprezo do espaço?
entender o terrorismo das feras diante dos teus braços?
perceber a ignorância dos patos a debicar cristal?
compreender a estância de zelo que a água empata?
decifrar a linguagem cega dos teus olhos parvos?
definir nas plantas a génese do teu abraço?
*
*
escrito a 4 de abril de 2006

37 comentários:

Miriam5 disse...

Só amando as palavras se pode escrever posts tão palpitantes, brincas com as palavras e joga-las de forma a criar sonoridades ritmadas...
Gostei muito.
Um beijinho

joão marinheiro disse...

Essa força com que gritas as palavras amiga. Essa força!
Beijo amigo.

Anónimo disse...

Nussa...

Como não delirar ao ler suas palavras... Como não sonhar ao ler poeticamente a vida ser traçada...

Lindo....

“indiferentes à dança das trevas
havia faróis a bailar”

Minha vida...

Beijos moça querida...
:****

MCorreia disse...

Tantas interrogações!!! Porque teimamos em questionar tudo se nos devolvem tão poucas respostas?

Temos de combinar...fala com a Ana

Beijinhos,

Mónica

Vanda disse...

Como definir e decifrar a empatia que sinto?

Como escrevê-la? com que letras?

espero que a Li e o Leg mo ensinem :)) devagarinho...

para saborear :))

um beijo a ambos :) (deixei todos os outros no piano)

Van

porfirio disse...

boa-noite alice

:
sim,
o maior
abraço
é o das
árvores
.

bjo
entre
as
folhas

Verena Sánchez Doering disse...

siempre dejando una magica sensacion de magia
esta hermoso, como todo lo que dejas
Garcia Marquez me encanta
lamento que tu dia alla sido complicado, ademas Portugal perdio, lo lamento, era mi equipo favorito
pero en el futbol todo pasa
mi abrazo con mucho cariño a Portugal, lamento lo que hoy sucedio, a ganarle a Alemania el dia sabado
besitos mi linda amiga, animo en todo, y mi abrazo muy grande
cuidate mucho



besos y sueños

Anónimo disse...

"havia pernas a pisar os ramos
indiferentes à dança das trevas"

Que delicado isso Alice! Que suspense! Abraço,
Diovvani.

Joaquim Amândio Santos disse...

hoje o meu pensamento sussurou-me:

um desejo carregado de vida.
em cada palavra um sopro.
em cada verso uma acometida.
em cada estrofe um mundo.
por cada momento, mais,
muito mais, do que um simples segundo.
a poesia tem horas que o tempo não marca.
o extase tem regras que apenas respeitam ao frémito.
nascem selvagens,
criam madíbulas que desfazem fronteiras.
nunca desfalecem, apenas se aconchegam,
para lá do cansaço,
onde o prazer vira languido repouso.
"
JAS

Anónimo disse...

Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser.

Carla disse...

Sublime!
Beijos

inBluesY disse...

Gosto desta, muito... "perceber a ignorância dos patos a debicar cristal?"...

mil beijinhos

Janelas da Alma disse...

Querida Alice,

E se nessa hora e meia de um tempo parado as palavras tivessem sido movimentos?...
Quando tudo o que foi dito não tivesse passado de um grito na escuridão das palavras?...
Quando as almas se tocaram pelos dedos das vozes, era quente ou frio?...
E se tivessem sido os astros a suspirar, lamentando a queda das árvores?...
E se tu nunca deixasses de escrever, e continuasses a encantar as almas com a música da tua tinta?...
Não páres!...
Gostei do que não dissemos ainda...
A tua voz tem o encanto das coisas que pensas e escreves...
Escreve a barca, que eu desenho as velas... navegaremos assim num mar de pensamentos e ideias, e partilharemos o vento!...
Muitos beijinhos para ti,

Nuno

Ana disse...

A delicadeza da fotografia é complementada com a das palavras. Gostei muito.

nunocavaco disse...

Palavras que se juntam e formam este texto com tantos significados que não me atrevo sequer a interpretar.
Bjo

Luís Filipe C.T.Coutinho disse...

O abraço tem a forma complexa de uma ausência por vezes cheia de algo que não tem corpo, apenas uma vontade, apenas um suspiro com sabor de um beijo que acabou antes de sequer ter um príncipio...

Anónimo disse...

desde Escuridao te dejo mi abrazo y mi cariño
que mañana sea un bello dia
besitos mi bella amiga


verena

Alberto Oliveira disse...

Linda:

.... hoje não deixo aqui um dos meus comentários do costume; acho que não se ajustaria.
Apenas um obrigado muito grande e legível pela tua simpatia para comigo.

"Como explicar" o apreço que me mereces? Com

imensos beijos amigos.

Anónimo disse...

Adorei este som de fundo..este violino..Vanessa muito à frente ;) o espaço é complexo..as fotos fenomenais..e os textos profundos..

Passa pelo meu blog..se procurares inspiração ;)

As palavras não são mais que motores de um sentido que percorre a nossa alma..resta saber se a máquina que os transporta conseguirá controlar tais animais que por vezes se descontrolam..

jinho
PG

poca disse...

olhos parvos... pardos...
boa noite... com ou sem abraço
beijinhos

Verena Sánchez Doering disse...

que mañana sea un bello dia, que todo salga mejor y que el dia sabado gane Portugal
el futbol es un deporte que une el mundo, asi que atener esperanzas
besitos y mi cariño



besos y sueños

isabel mendes ferreira disse...

espaço magnifico este onde a tua imagética casa com a do Legível.


ficou especial.


beijo-te. planta extenível. que assim percorre a linguagem da amizade.

Anónimo disse...

Belo Alice, muito belo.

Perfeita combinação entre a escrita e a ilustração.

Parabens,
Princesa

Anónimo disse...

Alegorias sublimes que nos transportam nos braços da natureza através do nosso sentir...
Beijinho grande

Nilson Barcelli disse...

As tuas palavras têm a força dos astros, do espaço e, o que afinal é o mais importante, muito da tua própria força. E recheado de perguntas de respostas múltiplas e complexas.
Gostei de ler.
Beijinhos.

kikas disse...

Legivel, receber palavras de alguem que nos são dedicadas, é por muito que tentemos explicar, algo inexplicável, vindas entao da Alice, mais ainda.
Eu sei porque tambem ja fui uma das priviligiadas.
Para ti Alice, mais uma vez te digo, entendendo ou não o que queiras transmitir, é-me sempre um prazer enorme ler-te

Rui disse...

E acenta-lhe muito bem.

Um beijo.
(as ideias andam à solta, não pousam por perto)

Anónimo disse...

Parvo,fico eu. Em silêncio também. As palavras (as tuas) são veneno. Dói e sabe bem essa dor que nos corroi a alma.

Bjs

"Just Can't Get Enough" ,DM

Lord Poseidon disse...

Será dor ou ciúme.
É uma questão que ponho neste teu ensaio.

Beijos de Sal Alice.
P.S. Não, apanhes muito sol e um bom fim-de-semana

firmina12 disse...

vê-se que a alice está a chegar ao país das maravilhas

Eli disse...

Foi então que os humanos se misturaram com a natureza em torno de palavras dançantes...

:)

Verena Sánchez Doering disse...

mi querida Alice
un bello fin de semana para ti tambien y mucha suerte el dia de mañana
Portugal se merece lo mejor
besitos y mi abrazo




besos y sueños

Vanda disse...

o homem caiu de novo ao mar!!! :-O


beijo


Van

paulo disse...

Tenho um caracol de cristal que os anos não conseguiram ainda partir, mas que julgo não resitiria aos teus patos. Tenho visto tanta parvoíce em olhares alheios como as que vejo nos meus olhos espelhados, mas gosto mais da minha; Acho que as árvores nos merecem ( a ti especialmente ), porque afinal de contas só nos falamos delas além das folhas e troncos e seivas que cessam com os inevitáveis anos. As folhas dos livros durarão mais que as àrvores que os tornaram possível. Como os cedros do Líbano que já não há, a madeira do cavalo de troia, as pranchas da arca, o casco do Mayflower. Nós damos história à madeira, é por isso que as àrvores nos aturam. Xi.

lena disse...

Alice, hoje foi aqui que me sentei de manhã, e li-te verso por verso, poema atrás de poema, até essa força das palavras me tocarem.

encantei-me o que escreves é muito bom, não consigo dizer o quanto me delicia

não me posso a imaginar a escrever de novo, quando há muito para eu ler e que gosto.

habito e vivo de palavras, onde o mar está sempre presente

sufoco sem conseguir responder ou sorrir.
um sopro toma conta de mim, dos meus sentidos, disparando uma bala que não sabe fingir felicidade
foge o olhar neste mundo de palavras...

parabéns pelo que nos dás a ler, é emotivo e cheio de força

um beijo meu menina das palavras e um abraço com carinho

lena

Anónimo disse...

Sempre em forma, postando com garra. Força! estou sem tempo para postar. Obrigado pela tua sempre amável visita. Tudo de muito bom.

Anónimo disse...

Cheguei ao teu sítio nas pegadas do Legível. Fico mui feliz com a homenagem que lhe prestas.

Um grande e único abraço fraterno, para abraçar aos dois de uma só vez! rss